Publicado em: 02/10/2019 20:50:39
Edital 2020
A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga edital de abertura do Processo Seletivo para o curso de Mestrado Acadêmico em Educação Matemática, turma 2020 - Edital_003-2019-PPGEM-UNIR, para preenchimento de 12 vagas, com ingresso no primeiro semestre de 2020. O curso é ofertado no Campus de Ji-Paraná.
Inscrições e Processo Seletivo
Podem se inscrever graduados em cursos de Bacharelado/Licenciatura em Matemática, Pedagogia ou licenciatura com habilitação para o ensino de Matemática, devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, no período de 09 a 27 de outubro de 2019, por meio do portal do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UNIR, no endereço eletrônico: https://sigaa.unir.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto
No ato da inscrição, o candidato deverá enviar a documentação de inscrição listada no edital, anexando-a por meio de formulário eletrônico, em campo disponível no SIGAA, em arquivo com extensão PDF.
O processo seletivo será composto por três etapas: 1) prova escrita; 2) análise do anteprojeto de pesquisa e entrevista; e 3) prova de títulos.
O Mestrado em Educação Matemática
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática (PPGEM) - Mestrado Acadêmico em Educação Matemática é dividido em duas linhas de pesquisa: 1) Formação de professores que ensinam Matemática e 2) Processo de ensino-aprendizagem da Matemática. As 12 vagas ofertadas são assim distrubuídas:
a) 09 (nove) vagas em caráter de ampla concorrência, sendo 04 (quatro) vagas para a Linha de Pesquisa 1 (Formação de professores que ensinam Matemática) e 05 (cinco) vagas para a Linha de Pesquisa 2 (Processo de ensino-aprendizagem da Matemática);
b) 03 (três) vagas previstas por indução das políticas afirmativas (Portaria Normativa MEC n. 13, de 11 de maio de 2016 e Resolução n. 561/CONSEA, de 19 de dezembro de 2018), para pessoas com deficiência, negras (incluindo pretas e pardas) ou indígenas, distribuídas em 02 (duas) vagas para a Linha de Pesquisa 1 (Formação de professores que ensinam Matemática) e 01 (uma) vaga para a Linha de Pesquisa 2 (Processo de ensino-aprendizagem da Matemática).
Fonte: PPGEM